Pão de Inhame vegano e sem glúten

Essa receita surgiu da vontade de fazer um pão vegano e sem glúten, porque conheço uma "pessoinha" muito especial que tem intolerância ao glúten, ao leite e tem restrição ao consumo de ovo.
Entre uma tentativa e outra, consegui chegar a essa receita. Fiz duas vezes e deu certo ;-)
Espero que ela possa ajudar a quem tem intolerância, além de ser uma opção para quem quer inserir pão sem glúten no dia a dia.



Ingredientes:
- 1 xícara de linhaça marron batida no liquidificador e hidratada em 2 xícaras de água quente (*deixar até ficar com consistência gelatinosa)
- 4 xícaras de farinha sem glúten (eu fiz em casa mesmo, a proporção da mistura é 1 xic de farinha de arroz / 1/2 xic de fécula de batata / 1/2 xic de polvilho doce)
- 1 xícara de purê de inhame (cozinhar o inhame e bater ainda quente no liquidificador ou processador, pode precisar usar um pouco da água do cozimento para facilitar o processo)
- 2 xícaras de água morna
- 1 colher de sopa rasa de sal
- 2 colheres de sopa de fermento biológico seco

Misturar todos os ingredientes secos, fazer um buraco no meio e acrescentar o purê de inhame, a linhaça já hidratada e a água morna. Pode misturar a massa com as mãos ou uma colher, como preferir. A massa fica mais mole, não dá pra enrolar como um pão convencional. Untar uma forma grande, ou então duas formas pequenas, e colocar a massa. Deixar crescer por aproximadamente 30 minutos e levar assar em forno pré-aquecido (~200º) por 1 hora. O tempo de assado depende um pouco do forno de cada casa.





Comentários

  1. Thanks amiga vou pedir pra minha mãe fazer por que eu não sou boa nisso como vc!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas